Regional Awards Winners – LAC 2019

Cristiane Miranda
Brazil Section

Category

Drilling Engineering

Petroleum Chemist, works in Oil Industry for Petrobras for 32 years, actuates as Petrobras – Research Center in the cementing area.

She is representative in cementing in API (American Petroleum Institute) and ISO (International Organization for Standardization), develops projects in Petrobras Research Center and with cooperation of National and International Universities, Institutions and Service Companies.

She is graduated in Chemistry by UFRJ and is Doctor in Science in Materials Science by IME.

Christiane Camargo
Brazil Section

Category

Formation Evaluation

A engenheira Christiane de Camargo tem atuado na área de avaliação das formações desde o seu ingresso na Petrobrás em 1983 tendo trabalhado diretamente com todos os campos de petróleo da Bacia de Campos e da Bacia de Santos.

Tem coordenado várias equipes de técnicos incentivando sempre a atualização técnica constante, a objetividade dos diagnósticos, a organização nos registros e apresentações além da constante atenção ao relacionamento interpessoal.

Desde 2003 atua como consultora sênior para avaliação de poço.

Helton Luiz
Brazil Section

Category

Health, Safety and Environment

Academic profile: Mechanical Engineer; Expert in following areas: Safety Engineer; Management of Risks; Acoustics and Noise Control; Master in HSE Systems and Doctor in Production Engineering.

Member of Brazilians technical Associations & Societies in the subjects: Risk, Process Safety and Reliability (ABRISCO), Acoustics & Noise (SOBRAC), Production Engineering (ABEPRO), Mechanical Sciences and Engineering (ABCM); Maintenance and Asset Management (ABRAMAN); Radiological Protection (SBPR)

Member of International Technical Societies: Society of Petroleum Engineers (SPE) American Institute of Chemical Engineers (AIChE), American Society of Mechanical Engineers (ASME) and Society of Maintenance and Reliability Professionals (SMRP).

25 years of professional experiences distributed in: Aircraft maintenance; Beverage industry (beer & soft drinks); Food industry (chicken slaughter & processing) and Dairy; Cement industry; Generation & transmission of electric power); Oil and gas.

Orlando Ribeiro
Brazil Section

Category

Management and Information

Orlando Ribeiro é engenheiro mecânico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), possui pós-graduação em Gestão de Tecnologia pela USP e Strategic R&D Management Programme pelo INSEAD.

Ao longo de sua carreira de 36 anos na Petrobras, atuou em posições técnicas e gerenciais em áreas que geraram resultados de impacto para a companhia.

Assim, em sua trajetória desempenhou diversas funções, tais como Gerente de Projetos de Completação em Aguas Profundas, Gerente de Novos Negócios da Área de E&P, Gerente de Comercialização Internacional da Área de Gás e Energia, Coordenador do Projeto Cascade-Chinook, Coordenador do Programa de Capacitação em Águas Profundas (PROCAP), Gerente Geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Engenharia de Produção no CENPES e Gerente Geral de Serviços e Operações Especiais de Libra.

De Abril de 2018 a Outubro de 2019 atuou como Gerente Executivo do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da PETROBRAS (CENPES). Além disso, possui duas patentes, é autor e co-autor de vários papers e atua no Comitê Organizador e Chair/Co-Chair de vários eventos da área de E&P e Engenharia Submarina, como OTC Brazil 2015, Rio Oil & Gas , OTC , Subsea Forum Rio.

Luis Carlos Marques
Brazil Section

Category

Production and Operation

Trabalha na Petrobras 44+ anos.

É doutor em Engenharia de Exploração e de Reservatório (UENF/LENEP).

Pesquisador (Profissional Master) do CENPES/PETROBRAS na área de Garantia de Escoamento e Elevação Artificial. 2008 -2009 SPE Distinguished Lecturer.

Tem 53 artigos técnicos publicados e apresentados em diferentes conclaves internacionais.

Co- autor de livro (no idioma português) sobre Garantia de Escaomento (Ed. Interciência, RJ), Co-autor de 3 patentes assinaladas a Petrobras

João Guandalini
Macae Section

Category

Projects, Facilities, and Construction

Joao is Technical Advisor for Wells Intervention at Repsol Sinopec Brazil.

He is a mechanical engineer from UFSC and holds an MBA in Business Management from FGV. Joao is a typical petroleum engineer who started in the field as Subsea and Controls Engineer working for Transocean and GE Oil&gas and gradually moved to managerial positions in companies like Cameron, Schlumberger, Helix and 4Subsea.

He has more than 14 years of experience in Subsea, Controls, Well intervention and Plug & Abandonment.

Paulo Rocha
Bahia-Sergipe Section

Category

Reservoir description and Dynamics

O engenheiro Paulo Rocha tem mais de 40 anos de experiência na indústria, particularmente em engenharia de reservatórios, recuperação avançada de petróleo e estocagem geológica de CO2.

Ao longo de sua carreira vitoriosa na Petrobras, atuou em diversas de suas Unidades Operacionais e no centro de Pesquisa (Cenpes), como técnico, consultor, gerente e coordenador de programa.

Sua experiência em estocagem geológica de CO2 o levou a trabalhar com diversas organizações e fórum internacionais, incluindo o IPCC que foi agraciado com o prêmio Nobel da paz por seus trabalhos em mudanças climáticas.

Na Enauta Energia S.A., sua atual casa profissional, o eng. Paulo Rocha dedica-se a estudo de produção de óleos pesados e é o principal gestor das atividades de R&D da companhia.

Adolfo Pires
Macae Section

Category

Distinguished Achievement Award for Petroleum Engineering Faculty

O professor Adolfo Pires possui graduação em Engenharia Química (UNICAMP) e Administração (UFF), Mestrado em Engenharia de Petróleo (UNICAMP) e Doutorado em Engenharia de Reservatórios (UENF). Trabalhou como Engenheiro de Petróleo na PETROBRAS entre 1987 e 2000 nas áreas de Avaliação de Formações e Engenharia de Reservatórios, na Bacia de Campos.

Desde 2006 é Professor Associado na UENF, suas principais linhas de pesquisa estão associadas a Fluxo em Meios Porosos e Termodinâmica do Equilíbrio de Fases, em particular nas áreas de Recuperação Avançada de Petróleo e Análise de Testes em Poços.

Eduardo Neiva
Macae Section

Category

Regional Public Service

Graduated in Physics, by the Physics Institute of Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) and Specialist in Petroleum Geophysics (UFRJ), Eduardo Neiva joined the first group of Master’s Degree in Metrology for Quality and Innovation (PUC-Rio) in Brazil, obtaining his degree with research focused on Confiability of Measures in Multiphase Flows in the Oil Industry.

After the phase in Rio de Janeiro he returned to Macaé City, where he started a career as a Public and Private School Teacher and was invited to take over the Academic Superintendent of the Macaé Educational Foundation.

João Rodrigues
Brazil Section

Category

Regional Service Award

Há 18 anos na Industria de Petróleo, vem ocupando diferentes posições sênior no país e no exterior, desde a MAERSK FPSOs, como eng. de Conformidade, e a SBM Offshore como gerente de Regulação e diretor de Tecnologia, até a sua posição atual como Head of O&G na MAERSK TRAINING, onde atua na adequação dos sistemas de treinamento por simuladores de produção para as plantas e processos aplicáveis no Brasil.

Anteriormente, como Pesquisador e Auditor na Diretoria de Metrologia Científica do INMETRO, atuou na acreditação da competência dos laboratórios de Eletricidade por organismos internacionais.

Bruno William Pereira
Brazil Section

Category

Regional Service Award

Mais de 15 anos de experiência, 11 desses na indústria de óleo e gás e mais de 8 anos de experiência offshore (como engenheiro e fiscal).

– Engenheiro de Poços da Shell no Brasil, atualmente trabalhando como líder de Transformação Digital no time de operações.

– Formação: Tecnólogo em Petróleo e Gás (pela Unigranrio), especialista em Geologia (pela Unisuam), Engenheiro de Petróleo (também pela Unisuam), com Mestrado em Projeto e Engenharia de Poço (pela Robert Gordon University em Aberdeen – UK) e, atualmente, finalizando o MBE em energias renováveis pela (Uninter).

Mauro Teixeira
Macae Section

Category

Regional Service Award

MBA: Gestão Empresarial Avançada, 2015. FGV; Gerenciamento Projetos, 2008 – Fundação Getúlio Vargas.

Contabilidade/auditoria, 2004 . UCAM – Campos – RJ. Contabilidade, 2001 – UFF.

PETROBRAS: Gerente Projetos Descom. Macaé por 03 anos; Gerente Ativos Produção – 08 anos:

Macaé; Manaus e RGN. Coordenador Plano diretor Bacia de campos – 02 anos de atuação –

Professor/palestrante universitário: Faculdade Salesiana e COPPE UFRJ. SPE – por vários estados do país; organizador e palestrante em dois seminários de Descomissionamento Macaé em 2018 apoio à REDEPETRO-BC; Organizador e professor em cursos de Decom. entre vários outros.

Juliana Baioco
Brazil Section

Category

Regional Service Award

Professora adjunta do curso de Engenharia de Petróleo da POLI/UFRJ, professora externa do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ.

É doutora em Engenharia Civil com ênfase em Petróleo e Gás pela PEC/COPPE/UFRJ e graduada em Engenharia de Petróleo pela POLI/UFRJ.

Atua como pesquisadora no Laboratório de Métodos Computacionais e Sistemas Offshore no desenvolvimento de modelos de síntese e otimização aplicados a sistemas submarinos de produção.

É Diretora de Relações Acadêmicas da SPE-Seção Brasil. Na SPE atua na Comissão de Educação da SPE-Seção Brasil, através do Fórum Permanente de Estudos Ligados à Educação em Engenharia de Petróleo, bem como participa do comitê de Young Professionals da SPE-Seção Brasil e do comitê de WIN (Women in Energy). Além de ser Faculty Advisor do Capítulo de Estudantes da UFRJ – SPE

Ronald Egúsquiza
Lima Section

Category

Regional Service Award

Eng. Ronald Egúsquiza Simuachi is a peruvian mechanical engineer, graduated from the National Engineering University in Lima, Peru. He holds a master on Economy by Pacific University, and a MBA at ESAN University in Peru. Furthermore, he holds a second MBA by UQAM, in Canada; and studies in Project Management in “La Salle” University, in Spain.

Nowadays Eng. Ronald Egúsquiza is the General Manager of PetroTal Perú, a petroleum company operating in Peru. He is also the President of SPE Lima Section, and the President of the Peruvian Society of Hydrocarbons in Lima Peru.