Brazil Awards Winners

Petrobras

Category

Distinguished Company Support

Amanda Leão
SPE Brazil

Category

Young Member Outstanding Service

Graduada em Engenharia de Petróleo pela UFF, sendo membro do time Petrobowl em 2015 (Petrogames – RJ) e 2016 (Petrogames – RJ e Estadual – Buenos Aires). Foi estagiaria na ANP entre nos anos de 2014 e 2015 na Superintência de Desenvolvimento e Produção, com ênfase em Campos do Pré-Sal Brasileiro, Unitização e Comissionamento de Plataformas.

Na sequência, entrou como estagiaria da Sperry Drilling – Halliburton como Well Planner, onde foi contratada no Ano de 2017 e atua até o presente momento trabalhando com planejamento de poços, suas trajetórias e analise dos esforços na coluna de perfuração. Além disso, membro da equipe organizadora dos Petrogames 2019, 2019.1 e 2019.2 (etapas nacionais) e Petrobowl 2019 na Bolivia.

Ana Zambelli
SPE Brazil

Category

Distinguished Achievement to Promote the Diversity and Inclusion

Ana é graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Mestrado em Engenharia de Petróleo pela Heriot Watt University no Reino Unido, Pós-graduada em Liderança, Estratégica, Inovação, Tecnologia pela MIT-Massachusetts Institute of Technology-EUA, Estratégia Digital para Negócios pela Columbia Univeristy-EUA.

Ana tem vinte e dois anos de experiência no mercado de óleo e gás internacional e nacional, e residiu em seis países durante sua carreira. Ana teve uma carreira executiva internacional expressiva. Começou como engenharia de campo na francesa Schlumberger com foco operacional e após doze anos assumiu a Presidência da empresa no Brasil entre 2007 e 2011.

Entre 2012 e 2015 Ana foi executiva para a suíça-americana Transocean onde foi Presidente da América do Sul na entre e depois Vice-Presidente Mundial de Operação Submarinas em Houston nos EUA.

Francisca do Rosário
SPE Brazil

Category

Production and Operation

Francisca Ferreira do Rosário é graduada em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 1985), mestre em Engenharia Metalúrgica e Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ, 1991) e Doutora em Geociências pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1999).

Iniciou a sua carreira profissional como engenheira química, atuando como responsável técnica no período de agosto de 1985 a março de 1987. Em abril de 1987 foi admitida na PETROBRAS e passou a compor a equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) na Gerência de Geologia e Reservatórios, atuando ao longo da carreira em grupos multidisciplinares de produção e operação, coordenando, executando PD&I, gerando novas tecnologias e atuando em frentes operacionais. Atualmente é consultora Sênior. Francisca é carioca, flamenguista e mora com sua família em Copacabana.

Otto Luiz
SPE Bahia Sergipe

Category

Distiguinshed Service

Otto Luiz Alcântara Santos, SPE, é membro do corpo docente da Louisiana State University e instrutor de controle de poços e tecnologias avançadas de construção de poços. Durante quase 40 anos, trabalhou na Universidade Petrobras como professor na área de construção de poços.

É formado em engenharia civil pela Universidade Federal da Bahia e em engenharia de petróleo pela Universidade Petrobras, mestre em engenharia de petróleo pela Colorado School of Mines e doutor em engenharia de petróleo pela Louisiana State University.

Foi também membro do corpo docente da Universidade de Tulsa em 1994. Ele escreveu dezenas de artigos técnicos em tecnologia de construção de poços, especialmente sobre integridade de poços e perfuração direcional e horizontal. Ele é o autor do livro "Controle de Poços em Operações de Perfuração" e co-autor do livro "Perfuração Direcional".

Dr. Otto Santos é editor do livro da SPE "Operações de Perfuração e Produção em Poços HPHT". Ele foi um Distinguished Lecturer da SPE no período 2009-10. O Dr. Otto Santos é o diretor secretário de seção da Seção SPE Bahia / Sergipe e atuou ou atualmente atua em vários comitês da SPE. Ele também é membro do Comitê Editorial do JPT. Em 2010, o Dr. Santos recebeu o Prêmio de Serviço Exemplar da IADC - Associação Internacional de Empreiteiros de Perfuração. Atualmente, ele é auditor do programa IADC WellSharp.

Felipe Terra
SPE Brazil

Category

Drilling Engineering

Graduado em Engenharia Civil pela UFRJ em março de 2003, entrou para a Petrobras em setembro de 2004 onde fez o curso interno de Engenharia de Petróleo. Após o curso atuou na Unidade de Negócios do Rio de Janeiro atuando na área de Gestão de Risco e de Segurança de Poço.

Concluiu o curso de extensão em Avaliação e Gerenciamento de Risco pela UFRJ em setembro de 2010. Em 2001 passou a atuar como parte do corpo técnico da Gerencia de Segurança de Poços Marítimos, prestando suporte a todas as operações marítimas da Petrobras, no Brasil e no Exterior, com atuação na prevenção de eventos de descontrole de poço, assim como a resposta a emergências.

Membro do SPE desde setembro de 2015 com participação em diversos eventos e com várias publicações nas disciplinas onde atua. Em setembro de 2017 atingiu o grau de Mestre em Engenharia Mecânica com Ênfase em Óleo e Gás pela PUC-RIO. Desde janeiro de 2013 atua como Consultor/Especialista na Gerencia de Segurança de Poços Marítimos da Petrobras.

Gabriel Serrão
SPE Brazil

Category

Young Member Outstanding Service

Formado em engenharia mecânica pela UERJ em 2012, mesmo ano que ingressou na Petrobras como engenheiro de petróleo. Desde 2013 atuou como engenheiro de reservatórios, sendo que em 2016 obteve o título de mestre em engenharia mecânica pela PUC-RIO. Atualmente, é gerente de transformação digital da área de reservatórios da petrobras e membro da diretoria da SPE seção Brasil.

José Formigli
SPE Brazil

Category

Management and Information

José Formigli trabalhou por 32 anos como engenheiro de petróleo no segmento de Exploração & Produção da Petrobras, tendo sido responsável pela implantação dos projetos do Pré-sal a partir das primeiras descobertas, bem como Diretor de E&P até início de 2015, quando se aposentou daquela empresa.

Desde então trabalha com sua própria consultoria, Forsea Engenharia, assim como membro de alguns Conselhos Consultivos, como o Innovation Board da Aker Solutions. Formigli é formado em Engenharia Civil no IME e tem MBA pela COPPEAD, é membro do SPE (Society of Petroleum Engineers) e da SUT (Society for Underwater Technology), dentre outras qualificações acadêmicas.

Kazuo Miura
SPE Brazil

Category

Completion Optimization and Technology

Kazuo Miura é atualmente pesquisador na Universidade de Campinas (UNICAMP) e Universidade de estado de são Paulo (UNESP). Entre 2017 e março de 2018, ele fez pós doutorado na Universidade de Tóquio.

Antes disso, ele trabalhou na Petrobras como pesquisador no CENPES (de 2008 a 2016) e engenheiro de petróleo na Bacia de Campos (de 1982 a 2008). Ele entrou na Petrobras em 1981. Kazuo também trabalhou por 9 anos (2008 a 2016) como pesquisador associado no Departamento de Engenharia de Petróleo na UNICAMP até se aposentar da Petrobras. Ele obteve o grau de engenheiro civil pela Universidade de São Paulo e grau de mestre e doutor em Ciências e Engenharia de Petróleo pela UNICAMP.

O interesse dele na pesquisa envolve Gestão de Construção de Poço e Manutenibilidade dos Poços, incluindo a Segurança Operacional e Integridade de Poço. Nestas áreas, Kazuo publicou mais de 100 artigos e relatórios técnicos e tem trabalhado como revisor ocasional para SPE D&C Journal desde 2008.

Mariana França
SPE Brazil

Category

Healthy, Safety and Environmental

Membro da SPE desde julho 2005, Mariana é graduada em engenharia de petróleo pela UFRJ e possui pós-graduação em engenharia de petróleo pela Heriot Watt, na Escócia. Recebeu em 2010 o Prêmio Petrobras de Tecnologia com sua tese de graduação “Análise estrutural de diferentes concepções de tubo para controle de areia”. Possui especialização em segurança de processo industrial pela PUC-Rio.

Mariana trabalhou como engenheira de perfuração na Repsol Sinopec por 3 anos. Desde 2013, atua como especialista em regulação na Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), sempre trabalhando na Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente – SSM.

Em 2016, começou a atuar como coordenadora de perfuração da SSM/ANP e desde agosto de 2019, vem exercendo o cargo de superintendente adjunta da Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP.

Valmir Risso
SPE Brazil

Category

Achievement for Petroleum Engineer Faculty 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, mestrado e doutorado em Ciências e Engenharia de Petróleo pela UNICAMP.

Foi Pesquisador Senior do Grupo Unisim no Departamento de Engenharia de Petróleo na UNICAMP. Atualmente é professor associado no curso de Engenharia de Petróleo da UFPel, curso que ajudou a criar e a consolidar.

Foi responsável pela criação do Capítulo Estudantil da UFPel e desde a sua fundação é o Faculty Advisor, sob a sua coordenação foram realizados inúmeros eventos, dentre eles destaca-se o EREP, o PETRO-SUL e o MEETING.

Sob a sua orientação o Capítulo Estudantil UFPel foi condecorado com o GOLD STANDARD STUDENT CHAPTER AWARD, com o OUTSTANDING STUDENT CHAPTER AWARD, com o STUDENT CHAPTER EXCELLENCE AWARD e com o TOTAL GRANTS na categoria DREAM TICKETS.

Jorge Pizarro
SPE Brazil

Category

Reservoir Description and Dynamics

Jorge Oscar Pizarro possui 38 anos de experiência como Engenheiro de Petróleo na Petrobras. Mestre pela UNICAMP e PhD pela Universidade do Texas, dedicou toda a sua carreira à Engenharia de Reservatórios, atuando na implantação de projetos de desenvolvimento, em diferentes ambientes e países.

Possui uma rica experiencia na elaboração de estudos de simulação numérica, no desenvolvimento de campos de petróleo e na implantação de métodos especiais de recuperação. Nos últimos dez anos, esteve diretamente envolvido na explotação dos reservatórios carbonáticos da camada Pré-sal.

Pizarro coordena os estudos para modelagem e implantação do método WAG, injeção alternada de Gás/CO2 e Água, visando o aumento do fator de recuperação desses reservatórios. Além de ter sido Professor, por vinte anos, da cadeira de Eng. de Reservatórios do Curso de Especialização em Engenharia de Petróleo, da PUC-RJ, Pizarro prestou relevante contribuição para a Indústria, através da publicação de vários artigos técnicos.

Luziane Dornelas
SPE Brazil

Category

Young Member Outstanding Service

Graduada em Engenharia de Petróleo pela UFF (2019), mestranda no programa de Engenharia Civil com ênfase em Petróleo e Gás na COPPE/UFRJ e estagiária de D&M na Schlumberger. Estagiou em Engenharia de Reservatórios na PetroRio (2018). Foi bolsista em projeto de iniciação científica no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB/UFF - 2017).

Está envolvida com as atividades da SPE desde 2014, dentre as quais já atuou como Presidente do Capítulo Estudantil da UFF (2015), foi organizadora do Petrogames nos anos 2018 e 2019 e hoje integra o Comitê Jovem, WIN e a diretoria da Seção Brasil como Secretária de Liderança Estudantil.

Eduardo Puntel
SPE Brazil

Category

Formation Evaluation

O Eng. Puntel é graduado em Engenharia Elétrica pela UnB, com especialização em Engenharia de Petróleo pela Petrobras e Mestrado em Engenharia de Reservatórios pela Unicamp.

Atua na área de avaliação das formações desde o seu ingresso na Petrobras em 1983, formando sua experiência na avaliação de testes de transiente de pressão em poços nas Bacias Potiguar, Amazônica, de Campos e de Santos, tendo atuado também nas avaliações em Campos de Gás da Bolívia.

É referência na Petrobras com relação ao acompanhamento e análise de testes de longa duração. É especialista também nas diversas modalidades de perfilagem a poço revestido e no monitoramento de poços e reservatórios através de traçadores químicos.